Sistema de Transmissão de Vídeo Através da Rede Elétrica

Esse post foi extraído de eletronica.org. É de 2005, mas o tema é importante para a questão da democratização dos meios de comunicação.

Trabalho final de curso dos alunos Alexandre Abreu e Nuno Roma, do Instituto Superior Técnico, de Portugal.


Sumário:

“Neste trabalho foi projectado e implementado um sistema de codificação e descodificação de vídeo que segue a norma H.263, a ser utilizado num sistema de transmissão de vídeo através da rede eléctrica. Os módulos implementados foram baseados nos processadores digitais de sinal (DSPs) do tipo TMS320C50 da Texas Instruments, conseguindo-se obter taxas de codificação entre 6 e 14 imagens por segundo.

Foram ainda desenvolvidos dois co-processadores de DMA baseados em circuitos reconfiguráveis (FPGAs), que efectuam a transferência dos dados correspondentes aos pixels das imagens entre os DSPs e o codificador e descodificador dos formatos de vídeo PAL/NTSC.

Por fim, foram implementados circuitos de codificação e descodificação de fonte, baseados no algoritmode Viterbi, com vista à protecção dos dados contra erros de transmissão pelo canal de comunicação utilizado.”

O documento, em formato PDF, com todo o trabalho (323 páginas) pode ser encontrado aqui.

Aqui tem outro estudo:  Processadores Dedicados para Estimação de Movimento em Sequências de Vídeo

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário