Blogueir@s progressistas (re)unidos no #2BlogProg

O que fez com que mais de 300 pessoas, de diversas partes do Brasil e, inclusive, do país vizinho Peru, viajassem até Brasília para um encontro de blogueiros?

Que valor esse evento tão simples tem para nós, brasileiro(a)s, cidadãos e cidadãs, estudantes, trabalhadore(a)s, donas de casa, mães, pais, ativistas sociais, crianças, aposentado(a)s, pobres, ricos, e tantos outros perfis aqui não citados?

Por que mais de 30 mil internautas assistiram ao evento?

.

Pode ser difícil e, talvez, até impossível avaliar-se a importância e o significado de certas iniciativas sociais no momento exato em que elas acontecem. Só com o tempo, e com a constatação dos desdobramentos estimulados por essas ações, será possível uma análise mais assertiva. Fica, então, a cargo do tempo e da história.

No entanto, se não posso definir com exatidão o significado deste encontro de blogueiros progressistas , que aconteceu entre os dias 17 e 19 de junho,(nem tenho tal pretensão) posso, ao menos, relatar alguns fatos que aconteceram no Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio da capital federal. (CNTC).

Não se contente apenas com o que você lerá a partir de agora nesse texto. Utilize as ferramentas de pesquisa da internet e procure por “Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas”. Certamente, você vai encontrar coisas muito interessantes escritas e gravadas em áudio e vídeo sobre esse evento que teve 349 *blogueir@s de 21 estados inscritos para discutir os desafios da blogosfera e a luta por um marco regulatório da comunicação.

Ah, e o mais interessante disso tudo: se você gostar do que encontrar e se identificar com o grupo, pode juntar-se a nós.

Ex-presidente Lula fala sobre papel da blogosfera na liberdade de expressão

.

#Celebridades

Carlos Rafael Zamora Rodríguez

As pessoas mais importantes desse encontro eram blogueir@s, ciberativistas e simpatizantes das novas plataformas de comunicação interativa digital. Mas, também estiveram presentes, além do ex-presidente Lula, o ministro das comunicações Paulo Bernardo; o embaixador de Cuba no Brasil Carlos Rafael Zamora Rodríguez; a deputa Luiza Erundina, titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados; o professor Venício Lima , autor do livro recém-lançado “Regulação das comunicações” ; o jurista Fábio Konder Comparato, autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) no Supremo Tribunal Federal (STF) por falta de regulamentação de artigos da Constituição relacionados ao capítulo da Comunicação Social; o ex-ministro José Dirceu;  os deputados João Arruda, Brizola Neto e Paulo Pimenta, autor da PEC dos Jornalistas; Elvis Mori, coordenador da campanha em redes sociais do presidente eleito do Peru, Ollanta Humala e Renato Rabelo, dirigente partidário.

#Multicultural

Muitos pontos em comum uniram os participantes do #2BlogProg.  (#2BlogProg é uma hashtag. Uma forma de escrita para a internet que permite rastreamento de assuntos correlatos. Nesse caso, foi usada para agrupar assuntos do Segundo Encontro de Blogueiros Progressistas).

Longe de ser um encontro político-partidário, foi uma oportunidade de trocas de experiências para diversas origens de pensamentos e realidades sócio-culturais. Entre as tribos, vindas de 21 estados brasileiros, havia estudantes, jornalistas, médicos, advogados, sociólogos, sindicalistas, integrantes de movimentos sociais, ambientalistas e tantos outros ativistas que lutam por diversas causa sociais.

#Democratização

O que une toda essa gente – arrisco aqui a dizer – é a busca pela democratização dos meios de comunicação. São cidadãs e cidadãos que percebem na internet livre e universal uma ferramenta de apoio na luta contra a hegemonia dos grandes grupos de comunicação comercial do Brasil e do mundo, que exercem o chamado “quarto poder” para alavancar fortunas e intervir, egoística e autoritariamente, nos rumos da representatividade político-social de cidades, estados e nações.

Esses blogueiros brasileiros não se deixam contaminar e iludir pelo discurso do determinismo tecnológico. Sabem que são os pensamentos por trás das tecnologias que fazem a diferença, e que é necessário contextualizá-las. Sabem também que não são massas de manobras para governos ou empresas e que é importante ter em mente de que o que determinada os efeitos de uma tecnologia é a forma de utilização e não os “poderes mágicos” atribuídos a ela.

#PNBL

Nesse sentido, o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) também foi pauta recorrente durante o encontro. É quase unanimidade entre os participantes de que a expansão gratuita ou a preços populares da internet banda larga pode ampliar a participação do povo nas decisões do governo e nas conseqüentes políticas públicas.

Ministro Paulo Bernardo

Infelizmente, durante a participação da autoridade convidada para palestrar sobre os desafios da comunicação no governo Dilma Rousseff, o ministro Paulo Bernardo, não foi possível obter um esclarecimento satisfatório sobre o andamento do Plano.

O ministro afirmou que a intenção do governo Dilma é ampliar o acesso à internet no país. A previsão é de que no segundo semestre deste ano sejam oferecidos planos de um mega bit por 35 reais. Mas, para garantir uma distribuição regionalizada de serviço de banda larga no país é necessário um investimento de sete bilhões de reais. A presidenta Dilma, segundo o ministro, sinalizou com a possibilidade de fazer esse investimento em um prazo de sete anos.

#Encaminhamentos

A melhor forma de apresentar, aqui, os assuntos encaminhados pela plenária final do encontro é disponibilizar a carta dos blogueiros progressistas, resultante dos três dias de palestras, debates e votações. Clique aqui para ler.

#Homenagem

Enio, o blogueiro “absolutamente parcial”, foi escolhido pela comissão organizadora do evento para ser o homenageado. Também conhecido como “O PTrem”, ele é o maquinista do blog O PTrem das Treze. Iniciou essa atividade após o destino tê-lo colocado em uma cadeira de rodas. Teve o reconhecimento até de Lula e hoje é um grande exemplo, para nós, de superação e força de vontade. Parabéns Enio PTrem!

.
.
*Nota: O símbolo “@” tem sido usado na internet como forma de integrar os gêneros na escrita.
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: