Encontro de blogueiros no RS #BlogProgRS

.

Está marcado para os dias 27, 28 e 29 deste mês o #BlogProgRS, 1º Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS. O evento é uma reunião preparatória para o 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progessistas.

.

.

O termo #BlogProgRS é uma espécie de abreviação de Blogueiros Progressistas do Rio Grande do Sul.  É precedido do símbolo sustenido (#) para criar uma tag rastreável na internet, as tais hashtags, que agrupam e facilitam encontrar assuntos semelhantes dentro de um mesmo sistema.

De forma inédita e crescente, os brasileiros, não exclusivamente, é claro, estão acessando cada vez mais a internet. E, com essa nova oportunidade, acessam, também, um universo de possibilidades de comunicação de massa até então exclusivo para os “amigos dos reis”, ou melhor, para os pouquíssimos privilegiados que, por alguma razão esdrúxula, ganharam concessões de canais públicos de comunicação.

Os blogs são as grandes vedetes desse novo cenário comunicativo. São *gratuitos, diversificados e fáceis de serem utilizados. Com eles, cada pessoa pode ter um espaço nessa imensa teia (#teialivre) comunicativa. É uma boa oportunidade para deixar de ser um mero receptor passivo de conteúdos e assumir uma posição mais central e democrática no processo de comunicação social.

O microblog twitter também tem contribuído com a ampliação desse processo comunicativo cibernético e com a aproximação de atores sociais até então muito distantes. Eleitores e políticos eleitos, por exemplo, podem trocar informações com mais frequência, sem a necessidade da intermediação da imprensa corporativa tradicional.

Cientes da importância de difundir e espraiar essas novas “ferramentas”, alguns blogueiros e tuiteiros progressistas mais ativos organizam-se para debater, qualificar e ampliar a prática de “blogar”. Nessa mesma linha de raciocínio, o governo brasileiro tenta universalizar o acesso à internet rápida através do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Mais informações sobre o #BlogProgRS podem ser acessadas em http://blogprogrs.com.br/

(para participar é necessário inscrever-ser no evento)

*Quer criar um blog?

Inicie por um desses dois: wordpress.com ou blogspot.com 

Existem outros portais que também oferecem esses serviços gratuitamente.

Mais notícias sobre o tema:

Blogueiros defendem regulação da mídia e banda larga pública

Anúncios
  1. Caro Heverton Lacerda, a minha esperança para que tenhamos de fato liberdade de expressão, está nas TVs e Rádios digitais. porque no espectro analógico não tem vaga para mais nenhum canal. Segundo o último estudo realizado pela SECOM, a TV aberta, gratuita, analógica(globo e seus clones), é a fonte de informação(?) de 96,4% do nosso povo. A concessão e renovação dos contratos para exploração deste serviço por parte destes empresários continua uma verdadeira caixa-preta e por enquanto liberdade de expressão é tão somente para, como diz você, “os amigos do Rei”.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: